Sistemas de cores RGB

Olá boa noite uma dica super importante para quem esta começando a mecher com design e muitos, pra ser mais exato a maioria não da muita importância é o fato do sistema de cores que esta sendo usado para realizar a arte, em caso de arte digital (tudo que será visivel em um monitor) a coisa é um pouco mais fácil, mas para você que trabalha ou pretende trabalhar com artes gráficas merece um pouco mais de atenção.

Vou passar aqui para vocês um pouco de cada um, com detalhes um pouco mais técnicos para tentar fazer você entender um pouco melhor como funciona tudo isso.

Vamos lah!

Cores RGB

Para quem não sabe ou nunca percebeu R,G,B são as siglas para as 3 cores primárias em ingles, R (red), G (Green) e B (Blue), ou Vermelhor, Verde e Azul, por incrível que possa parecer são as misturas destas 3 cores que você esta vendo agora em seu monitor enquanto lê essa matéria.

Um código RGB é calculado com Emissão de luz, o monitor na verdade emite uma luz de acordo com as configurações que foram lidas. por exemplo para se fazer o Preto, que o preto significa alzência de luz, o código do RGB é 0(zero) para as 3 cores. As cores varias de 0 que seria o nada até 255 que seria o total.

R:0
G:0
B:0

Para o branco (branco eh asoma de todas as cores) já seria diferente.

R: 255
G: 255
B: 255

Entre essas variações ficam todas as outras cores, por exemplo o vermelho.
O Vermelho puro é uma cor primária, então o código dele seria o vermelho cheio.

R: 255
G: 0
B: 0

A regra é a mesma para as outras cores primárias e por ai vai, a mistura de todas elas eh que vai surtir na cor que você deseja, mas fique mais tranquilo, isso eh como funciona por debaixo do monitor, para você que esta programando na web a coisa eh mais fácil, pois para facilitar e evitar que decoremos muitos códigos de core eles inventaram o código Exadecimal!!!, parece complicado mas eh muito mais fácil, esse código eh aquele que você esta acostumado a usar o famoso #ffffff esses 6 digitos depois do sustenido são uma versão reduzida do codigo RGB e mais fácil para trabalhar. O esquema é quase o mesmo, porem, muito mais rápido para digitar e raciocinar. veja.

O código abaixo:
#FFCC00
Este código eh sempre de 6 digitos com menos a coisa vai sair errada, os doi primeiros digitos no caso acima o “FF” correspondem a primeira cor o vermelhor.
Os códigos seguintes o “CC” correspondem ao verde, e os demais “00” ao azul.

#FFFFFF

Caso queira consultar com mais detalhes abra o Photoshop e no painal de informações ele lhe mostrará os códigos das cores, no Fireworks você também obtem essa informação.

No Próximo artigo vou falar do Código CMYK que é indispensável para quem usa a mídia impressa e que trabalha com artes gráficas, ou seja tudo que vai ser impresso.

Até lah e um grande abraço!

Sobre Tiago Capatto

Conheça meu trabalho www.impressao3dprinter.com.br

Publicado em 21 de maio de 2008, em Design. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: