Software como serviço estará em 90% das lojas eletrônicas até 2013

Até 2013, 90% das empresas de comércio eletrônico (e-commerce) vão utilizar pelo menos um serviço tendo como base um software como serviço (SaaS). Isso deverá ocorrer apesar de, atualmente, o ritmo de adoção desses serviços ser bastante lento entre as companhias desse setor, afirma a consultoria Gartner, responsável pelo estudo.

Segundo ela, em cinco anos, 40% das novas iniciativas de e-commerce serão lançadas com sistemas totalmente baseados em SaaS. Entre os 90% que utilizarão pelo menos uma modalidade desses serviços, os mais procurados, segundo o Gartner, serão os sistemas de análise de usuários, recomendação de produtos e mecanismos de vendas com base em redes sociais.

A tendência de adoção de aplicações de SaaS afetou as áreas de gerenciamento de relações com clientes (CRM, na sigla em inglês), entre outras, e o comércio eletrônico não é uma exceção a essa tendência, afirmou o vice-presidente de Pesquisa do Gartner, Gene Alvarez. As soluções de SaaS para comércio eletrônico permitem que as companhias que não tinham condições de implantar sistemas de e-commerce próprios passem a competir on-line. Eles oferecem páginas de Internet completas e permitem que os fornecedores de SaaS para e-commerce formatem serviços específicos para cada cliente, acrescentou.

Mesmo assim, o Gartner acredita que pelos próximos dois anos haverá mais movimentação das empresas na melhoria de suas páginas de e-commerce atuais do que na contratação de SaaS para essa área. Isso ocorre, entre outros motivos, por conta do medo das companhias de que seus competidores adotarão o mesmo serviço, limitando sua vantagem competitiva; porque os atuais sistemas não suportam serviços de vendas para outras empresas; pela preocupação de que o sistema não irá se integrar corretamente com outros aplicativos já em uso pela companhia; e pela falta de confiança em relação à segurança das informações de clientes e da própria empresa, gerenciada por esses sistemas.

O SaaS para o comércio eletrônico é uma solução viável para algumas empresas, porém, elas precisam decidir com base na capacidade do fornecedor de atender seus requisitos técnicos e funcionais, assim como adaptar a forma de pagamento da assinatura, afirma Alvarez.

Fonte: O Globo Online

Sobre Tiago Capatto

Conheça meu trabalho www.impressao3dprinter.com.br

Publicado em 2 de agosto de 2008, em E-commerce e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: