Apple ameaça fechar sua loja de música

Seis centavos de dólar ameaçam o império da loja virtual de músicas iTunes. A Comissão de Direitos Autorais (CRB, na sigla em inglês) dos Estados Unidos estuda se eleva de 9 para 15 centavos de dólar a taxa que deve ser repassada aos editores e autores pela venda das músicas digitais. Caso seja estabelecido o aumento, a Apple já ameaçou fechar o iTunes.

Líder absoluto no mercado de venda de música on-line, o iTunes cobra 99 centavos de dólar por cada faixa baixada. Estima-se que 70% dessa porção fique com as gravadoras, que, por sua vez, repassam 9 centavos para os artistas. E é o aumento desse repasse que a Apple alega ser inviável. Segundo a empresa de Steve Jobs, se a taxa for elevada 66%, como pretende a Associação Nacional de Editores de Música, a loja virtual deixará de ser lucrativa.

A ameaça da Apple foi feita no ano passado, mas voltou à tona com a reunião da CRB. “Se [a loja virtual iTunes] for obrigada a absorver qualquer aumento das taxas de royalties, o resultado seria aumentar significativamente a probabilidade de o serviço operar no prejuízo – o que é não é uma alternativa de forma alguma”, disse o vice-presidente da Apple para o iTunes, Eddy Cue, em nota enviada para a comissão em abril.

Cue não se limitou a justificar a resistência da companhia em aceitar o aumento da taxa. “A Apple tem repetidamente deixado claro que está neste negócio para fazer dinheiro e que provavelmente não continuará a operar [o iTunes] se não for possível fazê-lo de forma lucrativa”, ameaçou. É difícil acreditar, no entanto, que antes de decidir fechar o iTunes, a Apple não considere outras alternativas, como simplesmente aumentar o preço de cada download para 1,05 dólar.

Fonte: Veja.com

Sobre Tiago Capatto

Conheça meu trabalho www.impressao3dprinter.com.br

Publicado em 27 de outubro de 2008, em Internet e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: