Transações seguras pela internet

A internet tem se mostrado, nos últimos anos, uma ótima ferramenta para se adquirir produtos. Ela permite, por exemplo, que o consumidor faça comparação de preços e realize pesquisas detalhadas sobre funcionalidades dos produtos. E o melhor: tudo pode ser feito com apenas alguns cliques e em qualquer horário.

Não é à toa, portanto, que o comércio on-line brasileiro está aquecido. De acordo com a consultoria e-bit, as vendas pela Internet movimentaram 3,8 bilhões de reais no primeiro semestre de 2008, um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado. O número de consumidores virtuais também aumentou, indo para 11,5 milhões, um salto de 42% em relação aos seis primeiros meses de 2007.

Apesar de tantos números positivos, é comum o brasileiro ficar intrigado e ter algumas dúvidas no momento de realizar as compras. Afinal, como identificar se um site é realmente seguro? O que fazer para proteger senha e dados do cartão de crédito?

Não existe um manual de instrução. Mas, se colocadas em prática, algumas dicas podem propiciar resultados bem positivos. Vamos a elas: nunca acesse sites de comércio eletrônico ou internet banking através de computadores de terceiros; utilize sempre um computador pessoal com antivírus e certifique-se que o endereço apresentado em seu browser corresponde ao site que você realmente quer.

Além disso, não utilize links recebidos por e-mail e certifique-se que o site a ser navegado é seguro para, por exemplo, pagamentos on-line. O ideal é que a URL tenha protocolo HTTPS (HyperText Transfer Protocol Secure), ou seja, que comece por https://, diferente do habitual http://. Isso permite que os dados a serem transmitidos sejam encriptados e a autenticidade do servidor e do cliente pode ser verificada através de certificados digitais. O símbolo cadeado também é importante e deve estar presente na barra inferior da janela do browser ou, se for Internet Explorer 7, na direita da barra de endereços.

É aconselhável também não clicar em propagandas que prometem levá-lo a um determinado site. Prefira sempre digitar o endereço na barra do navegador quando quiser visualizar uma página específica. Mantenha também o browser sempre atualizado e com todas as correções aplicadas.

Vale configurar o programa de e-mail para não executar programas automaticamente; desconfiar de empresas que pedem depósito e não dão opção de pagar com cartão; e realizar transações somente em sites de instituições que considere confiáveis, preferindo lojas grandes e conhecidas. Sempre é recomendável não colocar senha ou dados pessoais em e-mails, mesmo que eles tenham sido enviado pela loja.

Tenha como hábito buscar no site informações de endereço físico da loja e dos telefones. Ao realizar a compra, atente-se ao prazo de entrega, formas de pagamento, fornecimento de nota fiscal, tempo de garantia e em que ocasiões o produto poderá ser trocado.

Certifique-se que essas políticas realmente existem e, por fim, tire todas as suas dúvidas no atendimento on-line, oferecido pela maioria das lojas. Aproveite esse espaço e questione sobre as características e funcionalidades do produto. Aumente a cautela quando as questões não forem respondidas. Depois dessas dicas, é só pesquisar, clicar o mouse e fazer boas compras!

Fonte: E-bit

Sobre Tiago Capatto

Conheça meu trabalho www.impressao3dprinter.com.br

Publicado em 13 de novembro de 2008, em E-commerce e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: