Como cuidar da postura em frente ao computador!

Muitas horas em frente ao computador podem causar dor em diversos membros do corpo. Má postura, movimentos errados e tensões são as maiores causas destas dores, que podem tornar-se lesões e provocar a chamada LER/DORT (Lesão por esforço repetitivo).

Os casos de LER/DORT aumentam a cada dia e, por isso, as empresas estão investindo em programas de prevenção para que os funcionários não sofram com a doença. Segundo o fisioterapeuta Leonardo Paschoal, “Os sintomas são dores, formigamentos, dormências, fraquezas, queimações, repuxamentos, entre outros, e podem se instalar lentamente sem que o indivíduo perceba”.

Muitas empresas oferecem aos seus funcionários a ginástica laboral, uma atividade física realizada na hora do expediente e orientada por um profissional do ramo, que tem por finalidade prevenir e melhorar o condicionamento do empregado no trabalho. E Leonardo concorda com a medida, “a ginástica durante a hora do trabalho diminui os impactos negativos originados dos esforços periódicos”.

O Ministério da Saúde e a Previdência Social possuem uma lista de doenças relacionadas ao trabalho e algumas delas podem ser enquadradas como LER/DORT, entre elas estão a tendinite de flexores e extensores dos dedos, a bursite do ombro e a síndrome do túnel do carpo.

Dicas de exercícios

Qualquer pessoa que passa muito tempo em frente ao computador deve se prevenir contra a LER/DORT e pode fazer isto de maneira muito fácil, realizando exercícios que melhoram as dores, acompanhe abaixo alguns deles:

  • Girar a cabeça lentamente, 4 vezes para cada lado.
    Inclinar a cabeça para frente, lentamente, e voltar a posição inicial.
  • Abaixar a cabeça e, com o apoio das duas mãos tentar aproximar o queixo do tórax.
  • Elevar os ombros, fazendo movimentos giratórios paar trás e para frente, 4 vezes em cada direção.
  • Com a mão atrás da cabeça, forçar o cotovelo para trás.
  • Segure uma das mãos e, com a outra, dobre-a para baixo, forçando-a suavemente. Agora, faça o mesmo dobrando a mão para cima.
  • Com as mãos unidas na altura do peito, abaixe-as para separar as palmas, deixando os dedos unidos.
  • Esticar os dedos, abrindo as mãos.

Colaborador: Sara Magro
Fonte: Cuide-se Bem

Sobre Tiago Capatto

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Publicado em 4 de abril de 2009, em Saúde e marcado como . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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