Dicas de como montar / fazer um e-mail marketing

Este post irá abordar a parte que seria padrão para um E-mail Marketing. Padrões esses que devem ser seguidos para que se chegue o mais perto possível do objetivo do mesmo.

Introdução:

Quando você vai ao seu email e clica na pasta de lixo eletrônico, não vê 300 propagandas inúteis (ou às vezes até úteis) entupindo a sua lixeira e que passaram desapercebidos por você? Pois é, acredito que você não queira que seu email pare lá portanto para que seu email consiga atingir o máximo de pessoas é importante saber como funciona realmente o email.

Existe um controle para saber se um email deverá ser considerado SPAM ou não. Este controle é feito através de uma tabela, a qual contém regras. Ao quebrar estas regras o seu email vai acumulando pontos, tais pontos que passando de 2,0 automaticamente seu email já é considerado um SPAM. Fique atento!

Título / Assunto:

  • Evite colocar todo o texto em caixa alta. Aumenta a quantidade de pontos do seu email.
  • Evite usar palavras comuns como: Jogos, Games, Promoção, Liquidação e etc.
  • Tente sempre colocar no assunto sobre o que o email irá abordar, dando maior liberdado para o mesmo, abrir ou não o seu email.

Especificações:

  • Um email em HTML somente deverá ter entre 20kb e 10kb.
  • Um email que tenha apenas uma image deverá ter entre 45kb e 20kb (neste caso, utilize sempre <alt> para que quem receba tenha uma idéia do que estaria ali caso não visualize a imagem).
  • Emails contendo HTML e Imagens somados deverão dar em torno de 45kb e 30kb.
  • Seu email não deverá ser muito grande para que evite a rolagem, tanto na horizontal quando na vertical. Para isto faça um email que ocupe o menor espaço possível mas que contenha todas as informações que você quer abordar.

Conteúdo:

  • Procure manter o assunto que você indicou no Assunto do email.
  • Ao incluir um link (tanto em imagem quanto em texto), sempre faça-o abrir em outra janela usando o “_blank”.
  • Procure sempre deixar o mais profissional possível a sua peça, evite: backgrounds no corpo do email, muita frescura, texto desnecessário.
  • Jamais utilize Flash em um email-marketing. O principal objetivo é passar a mensagem e não mostrar o quanto você sabe usar outras ferramentas.
  • Jamais envie anexos junto ao email. Todo o conteúdo dele deverá ser exposto no corpo do email.
  • Vale lembrar que toda imagem que será colocada no email deverá estar previamente hospedada para que quem receba consiga visualizar, pois ninguém tem acesso ao seu “C:/Documents and Settings/Fulano/Meus Documentos/Minhas imagens”

Ao enviar:

  • Jamais inclúa em apenas um email, o endereço de todas as pessoas que você gostaria de mandar. Isso serve tanto para PARA/CC/CCO.
  • Prefira enviar sempre por um email que seja possível o recebimento de uma resposta.
  • Recomendo que use algum programa específico para envio em massa. Exemplo: Email Prospector, Group Email…

Sobre Tiago Capatto

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Publicado em 27 de junho de 2008, em e-mail marketing, Marketing on-line e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Ola, gostei muito da materia, estou interessada em conhecer mais sobre o E-mail Marketing, pois tenho um cozinha, distribuo marmitex, entao estava enviando o cardapio pelo hotmail. A ideia é interessante, ficará mais profissional e bem mais interessante para quem ve as imagens do cardapio do dia. Assim, voce poderia me dar uma ajuda. Sei montar tudo no HTML, depois como faço pra inserir e enviar nos emails, poderia me ajuda….grata.

  2. eu gostei muito do criança esperançâ …

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